top of page

Dicas preciosas para montar a lista dos convidados de seu casamento

Antes de começar a organização do casamento, é importante ter em conta o número de pessoas que pretende convidar. Você já sabe como preparar uma lista de convidados correta? Hoje vamos compartilhar os 5 passos para criar a lista de convidados do casamento.



noiva escrevendo sua lista de convidados


A lista de convidados é um assunto de especial importância que você deve fechar o mais rápido possível.


A partir da lista, saber-se-á o número de comensais e isso determinará o espaço escolhido, a gastronomia e, em última análise, quase todos os detalhes relacionados com a organização e orçamento do seu casamento.


Um dos momentos mais complicados nos preparativos de um casamento é quando é preciso compor a lista de convidados. Muitas vezes, o casal em questão não concorda sobre onde estabelecer os limites em termos de parentes distantes, bem como estabelecer ou não um número máximo de amigos para cada parte do casamento.


De pais, irmãos e sobrinhos costumam passar para primos de terceiro grau ou amigos de infância que há muito não viam sem nem perceber. Algo compreensível, tendo em vista que um dia tão significativo é motivo de felicidade e o casal fica encantado com a ideia de celebrá-lo com todos os seus entes queridos e conhecidos.


Na maioria das vezes é o orçamento que estabelece os limites do número total de convidados e a partir daí é preciso fazer uma espécie de crivo que não costuma ser fácil e para o qual descobriram todo o tipo de técnicas para passar o beber; nós os coletamos e mostramos a você.


1. Estabeleça um valor aproximado


Como mencionamos, o orçamento é o que dita em maior medida quantos irão ao seu casamento.


No entanto, podemos considerar um valor aproximado em função de aspetos como o local onde irá realizar o banquete ou cerimónia e a disponibilidade do enclave para acolher grupos mais ou menos grandes.

2. Faça um rascunho


O ideal, e a opção mais utilizada pelos casais imersos nos preparativos do grande dia, é fazer listas prévias separadas e depois compará-las. Desta forma, você terá mais claro quem são aquelas pessoas que querem ou querem acompanhá-lo no momento em que você diz sim, eu aceito”.


Em caso de eventuais discrepâncias, poderá contar o número de convidados que cada um escreveu na respetiva lista e estabelecer uma média. Esta técnica funciona ao nível geral ou por grupos; estabelecendo o número médio de amigos, parentes, colegas de trabalho, etc.


Mas como você decide quem convidar?


Para que não complique a sua existência, siga estes 5 passos para criar a lista de casamento pronta.


Quero ajudar-te a fazer a tua lista de convidados e para isso resumi o processo em 5 passos que deves seguir para criar a lista de convidados, e que te vão ajudar a decidir quem deves convidar para o teu casamento.


Convido-o ou não convido, eis a questão. Ao iniciar a lista de convidados, esta é a questão que nos causa dor de cabeça, muitas vezes não sabemos por onde começar, mas não se preocupe, porque elaboramos um pequeno guia que, quando resolvido, o ajudará a fazer o decisão se convidar alguém que eles estão hesitando em convidar ou não.


O momento ideal para criar a lista de convidados é: ONTEM.Constantemente me fazem a pergunta: "Quando fazer a lista de convidados?", e, geralmente, minha resposta é: "Você está atrasado!".


Graças à sua lista de convidados, você saberá o tamanho do local que precisa para o seu casamento, por isso é uma das primeiras coisas que você deve definir antes de começar a procurar no Pinterest, vestidos de noiva ou qualquer fornecedor.


O primeiro rascunho da lista é literalmente uma lista enorme de todas as pessoas que cada um tem em mente e que, mais tarde, terão de refinar, por exemplo, por vezes o nosso orçamento dá-nos um número de convidados mais limitado do que gostaríamos ter.


Ter clareza orçamentária também pode nos ajudar a definir melhor essa lista. Por tudo isso é muito importante que seja um dos primeiros passos,


Com filhos ou sem filhos?


A resposta a esta pergunta, sem dúvida, influenciará o seu orçamento final. Um casamento com filhos pode impactar decisões como contratar uma babá, aumentar o banquete ou até mesmo as flores.


Como é este? 10 crianças no casamento equivalem a mais uma mesa e uma peça central adicional, mais o pires. Uma forma de reduzir convidados é não convidar crianças, além disso, se você me perguntar, casamento não é para crianças, e eu sou mãe, mas bom, isso é outra história.


Reduza sua lista de convidados


Os casais quase sempre me dizem que a lista de convidados é muito longa e não conseguem reduzi-la, se for o seu caso, um destination wedding ou em um local longe de onde mora a maioria dos seus convidados, pode ser a sua solução. Nos destination weddings, a não comparência é maior devido ao gasto que representa para seus convidados.


Colete todas as informações. Dependendo do tipo de casamento, você precisará de certos tipos de informações de seus convidados. Abaixo eu listo o principal. Eu recomendo que você crie um formato Excel para poder gerenciá-lo e compartilhá-lo com seu parceiro, assim será mais fácil e eficaz.


  • Detalhes de contato do hóspede: nome, rua, cidade...

  • Relação que temos com o hóspede: amigo, trabalho, família...

  • Gera uma caixa suspensa que ajuda você a acompanhar os convites entregues.

  • Uma coluna onde você confirma se eles irão ou não ao casamento.

  • Você acha que haverá restrições alimentares? Tenho certeza, considere uma caixa de seleção de alimentos.

  • É uma boa ideia aproveitar a lista para acompanhar os presentes recebidos, e se vão dar um cartão de agradecimento, outro para acompanhar os cartões escritos e enviados.



Não é necessário que você tenha a lista final de convidados antes do casamento, pois sabemos que sempre haverá detalhes de última hora, mas será ideal se você tiver um número aproximado de convidados que o acompanharão no grande dia.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page